top of page

Tênis de mesa de Franca, um grande potencial esquecido!

Poucas pessoas sabem, mas o esporte tênis de mesa, ou popularmente conhecido como ping pong, tem representado muito bem a cidade de Franca em campeonatos estaduais. Outro fato desconhecido pela maioria da população francana é que existe um Centro de Treinamento para a prática deste esporte na cidade, cujo fundador é um ícone do esporte nacional. Contudo, se engana quem pensa que os bons resultados em torneios e a existência do CT são resultados de grande suporte público. Como disse o mesatenista Higor Guedes, “o tênis de mesa está esquecido na cidade, muito do que conquistamos é consequência do nosso próprio esforço”.




História


O tênis de mesa foi inventado na Inglaterra no século XIX imitando o jogo de tênis, porém em um ambiente fechado. Ainda que inventado pelos ingleses, são os chineses que têm dominado o circuito mundial nos últimos tempos. Outro dado importante é que o esporte apenas se tornou olímpico em 1988, nas Olimpíadas de Seul. No Brasil o tênis de mesa começou a ser praticado em 1905 através de turistas, o primeiro torneio que se tem registro ocorreu em São Paulo, no ano de 1912.


Em Franca, a história do tênis de mesa gira em torno de um dos maiores nomes deste esporte no Brasil e no mundo, Alberto Kurdoglian, o Betinho, que ganhou diversos campeonatos nacionais e internacionais entre 1950 e 1980. Betinho sempre incentivou o esporte na cidade, mas foi em 2012, com apoio de seus filhos e convênio com a prefeitura que conseguiu montar um centro de treinamento no Poli Esportivo para atender a população.


Quadro atual


Atualmente, o centro de treinamento mudou para Vila Santos Dumont, próximo ao campo do Internacional, e Betinho já não se encontra mais no comando (por motivos a serem explorados por esse blog). Na verdade, como disse Gustavo Reis, mesatenista francano, “hoje não temos uma pessoa no comando ou professores no local, temos apenas um pessoal da prefeitura que é responsável por abrir e fechar o barracão para os treinamentos”. O jogador também reclamou da falta de estrutura no local, “o piso não é o adequado para pratica deste esporte, temos lâmpadas queimadas, mesas antigas e quando chove temos problemas com goteiras” completou Gustavo, que já foi campeão mineiro Sub21.


Independentemente das condições ruins para treinamentos, existem jovens representando bem a cidade de Franca no estado de São Paulo. Nos jogos regionais deste ano, em Sertãozinho, a equipe Sub 21 ficou em segundo lugar, perdendo apenas para Araraquara. Higor Guedes e Gabriel Henrique, membros da equipe que conquistou a prata nos Regionais e que entre 19 e 25 de novembro disputarão os jogos abertos em São Bernardo, disseram que a expectativa é de trazer medalha para cidade de Franca, porém também reclamaram da falta de apoio.


“A prefeitura paga apenas as despesas de quando vamos representar a cidade em jogos desse porte, com transporte, alimentação e alojamento, no entanto temos muitas outros campeonatos e despesas que bancamos com nossos recursos”, declarou Higor Guedes, que concilia os treinamentos com a faculdade de Educação Física.




Esporte para todos


O CT francano de tênis de mesa não é apenas para jovens competidores, adultos e crianças também frequentam o local com intuito de praticarem uma atividade esportiva. É o caso de Luis Pazeto de 51 anos. “Tinha uma vida sedentária, porém sempre gostei do tênis de mesa, então este local me propicia ter mais qualidade de vida, passo horas praticando, adoro vir aqui!”, expôs Pazeto, engenheiro da Sabesp.


Quem tiver interesse em praticar a modalidade pode comparecer no CT (endereço abaixo). “Não temos professores no local, mas como se pode ver, varias crianças vêm no CT, assim como pessoas mais velhas, e nós, que já jogamos o esporte há tempos, procuramos auxiliar a todos”, finalizou Gustavo Reis.




Informações:


Centro de treinamento de tênis de mesa


Endereço: Padre Conrado 615, Vila Santos Dumont (atrás do campo do Internacional)


Horários: de segunda a sexta (exceto terça-feira) das 19h30 às 22hr

bottom of page